E a temporada ta chegando.

     A meses a nossa praia vem sendo engolida pelo mar e a prefeitura não parece estar com muita pressa de tomar providências. Estamos a dois meses do início da temporada de verão, que é o sustento de pelo menos um terço da população da cidade. E que é alimentada pelos visitantes e turistas que em sua maioria vem por causa da praia. Pois bem, olhando as fotos nesta página, tente imaginar quantas pessoas ficariam tomando banho de sol dentre escombros e árvores caídas. Ah é, as árvores que estão sendo perdidas. Muitas são ou eram árvores centenárias! E por uma incrível despreocupação dos responsáveis estão morrendo de maneira idiota.


     O por que de toda essa demora, nós não conseguimos entender. Mas uma teoria é que quanto maior for o estrago a ser reparado, mais dinheiro eles precisaram usar. E é claro que como todas as obras públicas feitas na região eles vão colocar uma placa bem grande com um valor absurdamente maior do que realmente seria necessário para fazê-la. Por que será hein?
     Outra questão. O dinheiro. Teoricamente nós ja pagamos por qualquer que seja a obra feita para a cidade. Através de impostos e taxas (que não são nada baixos) cobrados por serviços que algumas vezes na verdade deveriam ser gratuitos á população (sim, eu estou falando da coleta de lixo, mas isso é um outro assunto).
     Visto que ja pagamos para que melhorias sejam feitas na cidade, a manutenção ou ja no caso, o reparo da praia não deveria nos ser cobrado diretamente, certo? Na prática não é bem assim. Em uma das outras vezes em que reparos dessa mesma natureza foram feitos na praia, a população recebeu uma conta a mais para pagar, como se todo o dinheiro de impostos não fosse o suficiente. Dessa vez nós ainda não sabemos se será ou não cobrado, mas se for, o que será que acontece se todos se recusarem a pagar? Eles vão dar um jeito? Ou vão deixar tudo como está, alegando que falta verba?

      Algo a ser frisado aqui, são também os tubos e canos que apareceram com a queda de partes do calçamento. esse canos (me corrijam se eu estiver errado) me pareciam levar esgoto até o mar. Que eu saiba não há unidades de tratamento de água por aqui, por onde essa água talvez estivesse passando antes de ser jogada no mar. E mesmo que tais unidades existam, aquela água marrom, meio que verde escura, que se vê saindo dos canos para o mar, não passou por qualquer tratamento, e não precisa ser nenhum perito no assunto para saber disso.
   

     Enfim, a quase um ano a praia vem se acabando e deixaram chegar nesse ponto, e nessa época, sem nem ter um prazo para começar a arrumar essa situação.
     E pra finalizar ta aqui um link onde podemos ver como era a praia, e na real, parece que eles ainda pensam que é assim!  http://www.picarras.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/9751